Férias é tempo de descanso para alunos e professores, porém é também é uma das épocas mais cansativas para os pais que precisam se reinventar diversas vezes em um dia só para entreter seus pequenos.
Por isso, preparamos algumas sugestões criativas para ajudar nesse período de férias. A ideia é criar autonomia nas crianças para que possam também se divertir sozinhas e dar um descanso aos pais.
- PULAR AMARELINHA
Amarelinha é um dos jogos mais comuns, fácil e divertido para a criançada. Basta ter um giz para fazer a numeração no chão ou um papel pardo grande para desenhar e colocar no chão. As crianças adoram pular e se desafiarem, além de bem alegre consome bastante energia.
- DESENHAR E PINTURA
O desenho e a pintura são capazes de entreter as crianças por bastante tempo, especialmente se ela for mais quieta. Além disso, estimula a criatividade e a coordenação motora melhorando o desenvolvimento das crianças.
- PETECA
Peteca é um jogo simples que usa somente uma peteca. O objetivo é jogá-la para cima e ir batendo sem deixá-la cair no chão. Essa brincadeira é antiga mas move crianças e adultos em momentos únicos.
- JOGO DE CARTAS (MEMÓRIA, UNO, BARALHO)
Para crianças mais velhas, essas brincadeiras podem ser de grande rendimento. Geralmente, crianças muito novas não possuem muita paciência e nem entendimento para esses jogos. Porém, ao obter a idade necessária, brincadeiras como baralho, uno, jogo da memória podem render muitos frutos.
- TARDE COM AMIGOS
As crianças gostam de estar com os amigos, por isso, é interessante organizar uma tarde em que eles possam estar juntos e brincarem.
- ESPORTES E ARTES
É válido também matricular as crianças em esportes como natação, futebol, dança ou aulas de artes. Desse modo, as crianças mudam um pouco de ambiente e fazem novas amizades.
Essas são algumas ideias de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em período de férias. Desse modo, a ação evita que as crianças caiam na monotonia e exercitem a mente e o corpo.