Criar um filho é um grande desafio e é comum entre os pais se depararem com situações difíceis de lidar. Cada criança é de um jeito e reage diferente, por isso é uma tarefa árdua educá-los.
Pensando nisso, o colégio Elena Guerra separou algumas dicas coringas para serem observadas pelos pais e colocadas em prática com seus filhos. Muitas vezes, o estímulo de um pequeno ato é capaz de mudar toda a dinâmica em casa.
- Comunique-se abertamente com seus filhos e esteja disponível
A comunicação é primordial para o relacionamento com os filhos. Eles precisam se sentir à vontade para abrir-se com os pais por saberem que esses só querem o seu bem. Muitas crianças e adolescentes se sentem inseguros ao ter que conversar com seus pais, talvez pelo pensamento de que serão incompreendidos e repreendidos. Por isso, é necessário entender o momento certo para repreensão, para o ensinamento e para a escuta ativa.
- Estabeleça rotinas diárias
As crianças se desempenham melhor se possuírem uma rotina diária que os permita desenvolver-se melhor. A rotina na vida de uma criança ajuda a criar autonomia, ajuda na convivência e habilidades sociais, ensina a lidar com as frustrações. Desse modo, a criança cresce bem resolvida emocionalmente e intelectualmente.
- Participação ativa na escola
É importante que os pais participem ativamente das atividades dos filhos na escola, acompanhando seu desempenho, estando atento às suas dificuldades e facilidades. Assim, os pais conseguem entender o comportamento de seus filhos e identificar onde é necessário ter mais cuidado na educação e onde está fluindo bem.
- Celebrar as conquistas
Celebrar com os filhos as conquistas de suas vidas é importante para incentivar as crianças em seus bons hábitos e áreas de interesse. Desse modo, a criança sente-se segura de expressar-se e desenvolver-se.
- Estimular a curiosidade
A curiosidade é algo intrínseco do ser humano, alguns possuem um grau maior que outros. Para algumas crianças, a curiosidade pode ser natural pois possuem sede de saber. Mas para outras, é preciso estimular para que ela desenvolva a vontade de pesquisar e tenha interesse nos assuntos gerais. Por isso, a atuação dos pais na educação infantil é muito importante e pode se dar pela leitura de livros fictícios, aulas de música, entretenimento e esportes.
Assim, uma infância bem desenvolvida e educada, trará grandes benefícios para adolescência, juventude e idade adulta. Pois terá criado bases essenciais para um bom progresso quando começar a atingir novos graus de maturidade.