A Beata Elena Guerra é conhecida como a “Apóstola do Espírito Santo”. Nascida no século XIX na cidade de Lucca, Itália. Cresceu em uma família altamente católica, que desde cedo a colocou nos caminhos de Deus, coisa aceita de muito bom grado pela Beata.
Segundo o exemplo da beata que possuía um desejo ardente de ensinar os conhecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo, fundou uma escola onde recebia crianças com baixa condição financeira para oferecer-lhes educação e auxílio. Neste mesmo espírito nasceu o Instituto Elena Guerra, uma instituição sem fins lucrativos que oferece conhecimento religioso e humano.
Sendo a Beata Elena Guerra de tanta importância, separamos alguns fatos curiosos acerca desta religiosa, que em vida, foi tão santa.
1. Batismo
Elena Guerra foi batizada tão logo que nasceu na Basílica de San Frediano. Ela mesma declarou: “Hoje… 23 de Junho, apenas saída do seio de minha mãe, me abraçastes Senhor, e, lavada nas águas batismais, me fizestes tua filha… …que a minha vida seja um incessante renascer e crescer no Espírito Santo”.
2. Encontro com Dom Bosco
Elena possuía um grande desejo de evangelizar, levando o Espírito Santo para todos. Certa vez, porém, ela encontrava dificuldades em seu apostolado e se encontrava chateada. Foi quando encontrou-se com Dom Bosco que estava de passagem na cidade de Lucca, ele a incentivou a continuar com o trabalho com a juventude. Posteriormente, essa palavra do padre se revelou profética ao ter a fundação aprovada pelo bispo.
3. Sua aluna Santa Gemma Galgani
No colégio onde a Beata Elena Guerra vivia com suas irmãs e se ocupavam de fornecer as catequeses necessárias às meninas encontrava-se a pequena Gemma Galgani. Aos 9 anos, ela se preparava para a primeira comunhão e já em 1889 recebia ensinamentos da Beata Elena Guerra sobre idiomas e a Paixão de Cristo, tema este muito estimado pela santa. Certa vez, ela disse à Beata: “Toda vez que eu tirar nota dez em alguma matéria, me falará da Paixão de Jesus por uma hora?”

4. Século do Espírito Santo
“Elena escreve ao Papa para exortá-lo a fazer orar os católicos em vista de colocar o século XX sobre o ‘’selo do Espírito Santo’’:
Assim, ela escreveu: “Santíssimo Padre, a humilde escrita apresenta com confiança ao coração de Vossa Santidade: que o novo século comece com um Veni Creator Spiritus, cantado ao princípio da Missa do primeiro dia do ano’’.
Em 1º de janeiro de 1900 o Santo Padre Leão XIII entoou o hino do Veni Creator, no início da Santa Missa e junto aos cardeais presentes consagrou o século XX ao Espírito Santo.”
Trecho do livro: “Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos.”
Essas foram só algumas das curiosidades da vida da Beata Elena Guerra. Para saber mais, baixe o ebook “Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos”.