Nas aulas de História, temos aprendido a valorizar a importância dos acontecimentos para a sociedade, reconhecendo que cada um de nós é um sujeito histórico, moldado pelas circunstâncias da sociedade em que vivemos, contribuindo para a construção da História em nossa rotina e dia a dia.
A turminha da Piedade, 4º ano, se debruçou sobre essa temática fortalecendo o conhecimento que possuem deles mesmos para que possam expandir para conhecimentos exteriores, que muito colaboram para a formação pessoal de cada indivíduo.
Encerramos este tema incentivando os alunos a explorar suas próprias origens através de um trabalho sobre suas famílias e seus antepassados, utilizando a árvore genealógica como ferramenta.






Com empenho e dedicação, as crianças elaboraram e compartilharam suas descobertas sobre cada membro familiar. Afinal, se compreendemos que a História é uma jornada de aprendizado e compreensão do passado, nossas próprias famílias são um excelente ponto de partida, não é mesmo?
Quem disse que apenas os grandes feitos e personagens marcantes constroem a História? Mais do que apenas transmitir conteúdo, muitas vezes desprovido de significado aos olhos dos alunos, nosso objetivo é criar memórias e, assim, cultivar cidadãos bem formados e conscientes de seu papel no tempo.
Conforme afirmam os historiadores, “um Homem sem memória é um Homem sem História.” Portanto, é essencial cultivar e preservar nossas memórias individuais e coletivas para que possamos compreender plenamente nosso lugar na trajetória da humanidade.
E isso, as crianças do IEEG aprendem perfeitamente em uma educação inteira voltada para a educação de homens e mulheres novos!

